sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nobel ea ideia do dinamite

Alfred Bernard Nobel, nascido em 1833, em Estocolmo, veve a idéia de empregar - em vez de um estopim, que apenas fazia a nitroglicerina queimar lentarmente - uma explosão de uma quantidade muito pequena de pólvora para detonar uma explosão maior da nitroglicerina. Foi um grande achado; funcionou, e o conceito continua sendo usado até hoje nas muitas explosão controladas que são rotineiras das indústrias da mineração e da construção.Nobel tinha um problema indesejado que era evitar as indesejadas.
 Sua famíli tinha uma fabrica que manufatirava e vendia explosivos, a qual, em 1864, havia começado a fabricar nitriglicerinapara aplicações comerciais na abertura de tuneis e minas. Em setembro o laboratorio dele voou pelo oas ares, matando cinco pessoas, ele construiu um novo laboratorio fora da cidade, a demabda de nitroglicerina aumento rapidamente e fora sendo conhecido rapidamente por todo mundo. Nobel ja havia implantado fábricas em 11países da Europa e até se expandindo para os Estados Unidos.
         Não raro, a nitroglicerina era contaminada pelo ácido usado no processo de fábricação e tendia a se decompor lentamente. Os gases produzidos por esse decomposição faziam estourar as tampas dos recipientes de zinco em que o explosivo era aconicionado para o transporte.com isso não deu muito certo ai Nobel começou a procura maneiras de estabilizr a nitroglicerina sem reduzir sua potÊncia.
                Nobel foi astuto o bastante para reconhecer que a diatomita podia absorve nitroglicerina líquida derramada e continuar poroso. Nobel chamou sua mistura de nitroglicerina/ diatomita de DINAMITE ela podia moldar qualquer forma ou tamanho desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário